Para quem já viu uma pessoa com visual sombrio num cemitério ou para quem conhece um gótico e gostaria de entender um pouco mais sobre esse grupo de pessoas, nos da equipe da Rádio Pirata resolvemos então, tentar explicar para vocês como funciona está tribo. Mais, antes de começamos a falar o que é um gótico vamos entender um pouco da origem desta palavra e da onde surgiu ela pela primeira vez.
"Originalmente, Gótico deriva-se de Godos, povo germânico considerado bárbaro que diluiu-se aproximadamente no ano 700 d.C.. Como metáfora, o termo foi usado pela primeira vez no início da Renascença, para designar pejorativamente a tendência arquitetônica, criada pela Igreja Católica, da baixa Idade Média e, por conseqüência, toda produção artística deste período. Assim, a arquitetura foi classificada como gótica, referindo-se ao seu estilo "bárbaro", se comparado às tendências românicas da época."
Com este fragmento de texto já da para ter uma ideia de como surgiu a palavra e também da para observar que o gótico é muito mais do que apenas usar roupas pretas e visitar cadáveres no cemitério, além disto, o estilo não está presente apenas na música, ele está também presente na arquitetura, literatura, escultura, pintura etc.
Vejamos alguns exemplos de escritores góticos:
Aldous Huxley - "Admirável Mundo Novo"
Apuleio - "O burro de ouro"
Álvarez de Azevedo - "Noite na Taverna", "Macario"
Anne Ricce - "Entrevista com o vampiro"
Anthony Burgess - "Laranja mecânica"
Arthur conan Doyle - "Um estudo em vermelho" e "O cão dos Baskerville"
Arthur Rimbaud - "Uma temporada no inferno"
Augusto Carvalho Rodriguez dos Anjos - "Eu"
Bram Stoker - "Drácula"
Bryon - "Poesias", "Horas de Ócio", "Don Juan"
Vejamos algumas características do estilo:
Na arquitetura: o verticalismo, as abóbadas de arcos cruzados, paredes leves e finas, contrafortes, torres, agulhas, portas principais com arquivoltas, janelas compridas, finas e com vitrais.
Na pintura: a procura do realismo na representação dos seres que compunham a obra; a impressão de movimento de figuras como anjos e santos; a identificação da figura dos santos com os seres humanos de aparência comum.
Na escultura: o registro de aspectos da vida humana que as pessoas mais valorizavam na época; a tendência naturalista; o baixo-relevo; e a concepção da figura isolada, sem o suporte de colunas.




Agora que falamos um pouco da arte gótica está na hora de falamos do que mais interessa para nos, o estilo de um gótico, a filosofia que essas pessoas possuem.

E finalmente a música gótica:
Rock gótico é um subgênero do rock que surgiu no fim dos anos 70 e música característica da subcultura gótica, inspirado essencialmente na atmosfera decadentista do pós-punk e em sua emergente estética.
Bandas góticas:
Tristania
Evanescence
Teatre des Vampires
Darwell
Fonte:
http://www.spectrumgothic.com.br/gothic.htm
http://www.gothznewz.com.br/gotico/gotico.htm
http://danielamachado.wordpress.com/
http://www.alunosonline.com.br/educacao-artistica/arte-gotica.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%B3tico_(estilo_de_vida)